jump to navigation

E mais Violência entre A-lunos novembro 21, 2008

Posted by vladhomobono in Protestos.
Tags: , , , ,
trackback

Tava dando um olho nas notícias e vejo:
“Onda de violência nas escolas de Belém preocupa pais, alunos e educadores”
Noticia retirada do site globo.com falando sobre as constantes agressões nas escolas de Belém. A matéria em sí fala de uma eterna rivalidade entre escolas. No texto só fala da Escola Estadua Paes de Carvalho mas aparecem claras imagens sobre o Instituto de Educação do Estado do Pará. Existe uma rivalidade antiga entre as duas escolas mas antes eram apenas sobre Bandas Marciais… agora virou uma rivalidade muito maior. Os a-lunos de uma escola tem medo de andar com os uniformes pois podem sofrer represalias dos a-lunos das outras escolas. Sempre houve isso mas parecia que ninguem via e quem acaba sofrendo são os professores e os alunos que ainda vêem a escola como centro do conhecimento. Segue a Matéria:

A rivalidade entre alunos de escolas públicas de Belém virou caso de polícia. O problema ficou tão grave que muitos estudantes têm medo de andar na rua com o uniforme do colégio. As brigas têm dia e hora marcados. Tudo acontece na saída da escola e os alunos estudantes acompanham as brigas.
Os alunos contam que brigas na rua viraram rotina. Uma menina diz que os estudantes usam pedras, rojões e dão socos nos rivais.

De acordo com a Polícia Militar, 143 ocorrências foram registradas em escolas da capital do Pará Belém só este ano. Várias armas foram apreendidas com estudantes. Para tentar reverter a situação, a polícia quer ampliar o patrulhamento e as operações nos colégios.
Neste ano, uma adolescente foi morta a facadas dentro da sala de aula por outra estudante. Soraia Barbosa Marinho tinha 15 anos. Segundo o pai, ela foi assassinada depois de discutir com a outra aluna durante o intervalo.

“Eu não me conformo, não aceito que qualquer aluno venha morrer dentro de uma sala de aula. Não tem lógica, isso não tem cabimento”, diz o pai da vítima, o técnico em eletrônica Josias da Silva Marinho.
Em uma escola, as crianças e jovens usam mensagens de paz no uniforme. E a diretora faz um apelo para que os pais conversem com os filhos. “Dentro da escola, somos responsáveis, mas lá fora a família é responsável por esses jovens”, diz Evangelina Sampaio Benassuly.


http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL870604-5598,00.html

É triste…

Comentários»

1. Kátia Homobono - novembro 23, 2008

Olá!

Sabe, me preocupa muito a onda de violência ocorrida DENTRO das escolas (um verdade tsunami – acho que cabe a palavra), a violência que ocupava apenas os bairros, as ruas de Belém, agora adentraram os muros da escola. O que será que houve, não é?…. muitos questionamentos… O que fazer???? de quem é a culpa??? procuramos os culpados…será que tem UM culpado? O que estamos fazendo para minimizar isso? A escola tem um papel fundamental na nossa sociedade. O nosso 1º grupo social que frequentamos é a família, e o 2º é a escola. Qual o investimento feito na escola nessas últimas décadas? Muito pouco. Muitas coisas mudam com o tempo, mas a escola continua dando aquelas AULAS, com cadeiras enfileiradas, todos sentados, só o professor fala, os ventiladores estão desabando dos tetos quase em cima dos alunos e professores, escolas pichadas, poucos recursos chegam na sala de aula,…. e aí? a escola continua a mesma, me arrisco a dizer que pior está, pois agora estão acontecendo assassinatos dentros da escola. Como e Porque? O que fazer????

2. ana - novembro 23, 2008

Nossa, que realidade triste!
em pensar que as vezes chegamos ter a certeza de que nossos filhos estejam protegidos na escola, que nem pensamos que possa acontecer o pior.

3. ana - novembro 23, 2008

beijos!

4. andrea pereira - novembro 27, 2008

pois,é eu sou academica do curso de licenciatura e bcharelado em matemática,logo serei futura professora de matemática e essa realidade me preocupa.bjoss(andrea Pereira,beatriz sales e rose mary B.Santos).

5. Andréa,Beatriz e Rose Mary - novembro 27, 2008

estamos realizando um trabalho sobre violência nas escolas de belém,e só agora realmente,estamos conhecendo a veracida de dos fatos que diga-se de passagem é muito triste e preocupante.bjos(Andrea Pereira,Beatriz Sales e Rose Mary B. Santos)


Deixe um comentário